quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Festa de Todos os Santos - Brincadeiras Temáticas




Você já ouviu falar em festa de Todos os Santos? É a comemoração da Solenidade de Todos os Santos (2 de novembro).  O evento consiste basicamente em que as crianças se caracterizem como santos e participem de brincadeiras temáticas. Há também a possibilidade de introduzir um cardápio com alimentos que lembrem algo relacionado aos santos (um exemplo seriam biscoitos dispostos em forma de teclado em homenagem a Santa Cecília, rosquinhas lembrando a tonsura de Santo Antônio, cupcakes com toppers que tenham desenhos de santinhos, etc.).

Desde que comecei a pesquisar sobre essa festa, encontrei muitas referências em blogs americanos (No final da postagem deixarei alguns links para vocês se inspirarem). Eu sonhava, então, em colocar isso em prática aqui nessa minha terrinha tupiniquim. Foi então que simplesmente surgiu a oportunidade!

Eu dou aulas de religião católica para a Educação Infantil no Colégio Monte Alto, aqui no Rio de Janeiro. É um colégio que foi criado por um grupo de pais que não estavam satisfeitos com o rumo que a educação vem tomando e decidiram colocar as mãos na massa para fazer algo diferente.  Há alguns meses atrás apresentei a ideia, que foi acolhida com bastante entusiasmo. Eis aqui o resultado!

Esse tipo de festa pode ser feita também em casa. Basta convidar famílias amigas e dividir quem ficará responsável pelo que. Outra possibilidade é organizar a festinha nas paróquias.
Nessa postagem darei algumas sugestões de brincadeiras com base no que organizamos no colégio. Se você utilizar alguma das ideias, não deixe de nos enviar as fotos!

Na próxima postagem mostrarei ideias de fantasias para que todos se inspirem... Aguardem!

1. Coroando Nossa Senhora

Assim como em um tradicional jogo de argolas, o  objetivo da brincadeira é acertar a coroa na garrafa representando Nossa Senhora.



2. Procurando os olhos de Santa Luzia

As crianças deverão procurar as bolinhas que representam os olhos da mártir Santa Luzia em uma piscina de bolinhas.





3. A caixa de Santo Antônio

Santo Antônio também é conhecido por ajudar a encontrar objetos perdidos. As crianças tinham de colocar a mão na caixa e buscar um objeto específico que tivesse a ver com algum dos santos das cartelas na mesa. Por exemplo: Sabemos que os endividados costumam recorrer à Santa Edwiges para conseguirem dinheiro. No verso da cartela dela havia uma gravura mostrando notas, assim a criança deveria procurar notinhas na caixa.





4. Dança das cadeiras de Santa Cecília

Santa Cecília é a padroeira dos músicos! Combina muito bem com a dança das cadeiras, não?
Uma dica interessante é decorar as cadeiras com gravuras representando santos diversos.


Santo Antônio e sua cadeira



5. Pescaria de São Pedro

Assim como as outras brincadeiras, é uma boa deixa para contar às crianças as histórias dos santos. São Pedro era pescador e todas as crianças se divertem muito dentro da sua "barca"!


Este São Pedro ficou com a fantasia completa!


São João Paulo II dentro da barca de São Pedro. Bastante simbólico, não?


6. Acerte o presente no saco de São Nicolau

São Nicolau de Bari distribuía presentes às crianças pobres e acabou inspirando a história do Papai Noel. Esse sim, é um bom velhinho que realmente existiu! Aproveitando a proximidade com o Natal, é uma boa oportunidade para dar a conhecer sua história aos pequenos. O objetivo do jogo é acertar as caixinhas de presente dentro do saco, como no jogo da "boca do palhaço", tão comum nas festas juninas.




7. Desfile de Todos os Santos

Monte um tapete vermelho e peça às crianças para desfilarem! Na nossa festa, fizemos também uma Ladainha de Todos os Santos. A cada criança que entrava, era anunciado o nome do santo com que vinha caracterizada e todos respondiam "rogai por nós!". Quando as crianças vinham sem fantasia, apenas com o uniforme escolar, dizíamos "Todos os estudantes do céu, rogai por nós!".

Servo de Deus Guido Schaffer e Santa Teresinha do Menino Jesus desfilando


Outros links com ideias de brincadeiras:

http://familia-igreja-domestica.blogspot.com.br/2013/10/como-celebrar-festa-de-todos-os-santos.html (em português!)
http://www.catholicicing.com/all-saints-day-party-games/
http://showerofroses.blogspot.com.br/2008/10/saintly-games.html



* Para quem nunca ouviu falar sobre esta comemoração, pode ajudar este vídeo, recentemente postado pelo Padre Paulo Ricardo. No final ele comenta sobre esta forma de recuperar o sentido cristão que, estando originalmente presente no Halloween, foi se perdendo ao longo do tempo.

** Registro aqui meu agradecimento às professoras e à coordenação pedagógica do Colégio Monte Alto que se lançaram a este desafio com ousadia e muita criatividade!

3 comentários: