terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Materiais para aprender a investir no mercado de ações

Bull of Wall Street, por Marc Ben Fatma, sob licença Creative Commons.


Gostaria de compartilhar um material bem interessante para aqueles que gostam de finanças. Venho comentando estas idéias com meus amigos e todos ficam muito empolgados com este tema. Esse é um ótimo assunto também para quem está formando um lar, pois o acúmulo de patrimônio, bem entendido, ajuda muito no desenvolvimento da família.

Neste post vou apenas comentar sobre alguns materiais interessantes para quem gostaria de aprender a investir no mercado de ações. Em 2014 dei um curso rápido sobre o assunto chamado "Mitos no Mercado de Ações" e nele abordei mitos como "eu preciso de muito dinheiro para investir em ações" (conheço pessoas que investem há mais de um ano uns 30 reais por mês e já conseguiram comprar participações de mais de 10 empresas) ou "eu preciso ser um economista e entender tudo sobre o mercado de ações para investir" (com alguns conceitos simples dá para gastar apenas uns 5 minutos por ano para cada empresa e só).

Um site muito bom que tenta clarear estes pontos é o Bastter.com, lá você consegue analisar de forma fácil todas as empresas na bolsa de valores.

Com este material muitas pessoas poderiam começar a investir nas empresas brasileiras e participar dos seus lucros.

Exemplos de vídeos do Bastter.com:

Para entender buy and hold:

Exemplo de empresas:


Ambev
Vale
OGX


Analisando nestes quadros dá para, de uma forma bem rápida, entender quais empresas são boas e quais são ruins para investir.

Sugiro, também, um livro bem interessante para quem quiser se aprofundar no assunto. O autor Jeremy Siegel fez um estudo no mercado americano de 200 anos e mostra que as ações no longo prazo são o melhor e mais seguro investimento, pois se não fosse assim o pais não abriria nenhum negócio. Se dá mais lucro investir em um título do governo ao invés de abrir um empresa, logo nenhum empreendedor abriria um negócio.

Neste gráfico ele mostra um dólar investido há 200 anos em títulos do governo, valendo em 2001 por volta de mil dólares e um dólar investido na média do mercado americano que em 2001 estava por volta de 700 mil.




Com este estudo o autor tenta mostrar que o mercado de ações é uma ótima opção para potencializar os investimentos de qualquer cidadão, família ou organização.

Seguem outros vídeos para entender o mercado de ações:

How to Stock Market Works

Make Mine Freedom



Para terminar segue o exemplo de uma análise da empresa que está na moda:

Análise da Petrobrás:

Evolução Anual do Balanço:
O vermelho mostra como a empresa está se endividando muito e como este problema não é de agora. Logo, quem investiu e analisou desta forma saberia que desde 2006 a empresa está se complicando.




Balanço da empresa:

O ROE mostra qual foi o retorno sobre o patrimônio investido. Exemplo: Na poupança o retorno é por volta de 6% e na Petrobrás este retorno estava por volta de 25% a 30% e desde 2008 vem caindo sem parar.



Fluxo de Caixa da empresa: O FCL, fluxo de caixa livre, é, resumidamente, se sobra ou não dinheiro no caixa da empresa no final do ano, menos os investimentos:



Deixem aqui os seus comentários sobre esta empresa.


Inscreva-se na nossa lista de e-mails!

Nenhum comentário:

Postar um comentário