quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Como montar um fluxo de caixa

Dando continuidade à série sobre planejamento financeiro, segue uma primeira ferramenta de grande utilidade para todos que queiram ter uma visão financeira de longo prazo.

Um primeiro passo que pode ajudar nos investimentos é organizar as finanças para que sobre dinheiro e, assim, seja possível começar a investir, como foi dito no primeiro post.

Uma ferramenta simples para ajudar nesta atividade é montar um planejamento familiar anual. Com ela, é possível entender onde são os gargalos do orçamento familiar e, assim, montar algumas estratégias.

Segue um exemplo de um Fluxo de Caixa Anual


Fluxo de Caixa Anual

Esta ferramenta é dividida em três grandes partes: Receitas - Despesas - Investimentos.


Sobre as receitas:
Assim como nas empresas, as famílias devem anotar aqui todas as suas entradas, salários de todos, e outros rendimentos



As despesas:
Nesta segunda parte são estimadas todas as saídas, divididas em três grupos, filhos, em comum e pais. 



Gastos com os filhos:


Você pode colocar os gastos estimados que terá com os filhos.



Gastos em comum:




Podem ser colocados todos os gastos que sejam compartilhados por todos da família, como aluguel da casa, carro, alimentação, etc.

O planejamento financeiro nunca vai ser igual a realidade, pois não podemos prever o futuro. Porém, ele ajuda muito na criação de uma visão estratégica da parte financeira da família. Mostra, por exemplo, que algumas decisões de agora podem influenciar muito no futuro financeiro da família, como comprar ou não uma casa, comprar ou não dois carros, etc.


Gastos com esposa e esposo:


Aqui são separados os gastos do esposo e da esposa. Todos os lançamentos na planilha como gastos com roupas, alimentação no trabalho, salários, etc são somados anualmente e colocados no arquivo.


Investimentos familiares:


No começo é demorado, mas com o tempo a bola de neve cresce vertiginosamente, e é assim que algumas famílias ficaram e ficam ricas.


Como nas empresas, para que a família possa aumentar o seu patrimônio será necessário investimentos em ativos  que gerem valor não apenas no curto prazo, mas principalmente um retorno consistente no longo prazo.

Os investimentos servem para aumentar o patrimônio da família que, com isso, começa a depender cada vez menos das rendas do emprego da mãe ou do pai. Caso o pai ou a mãe percam o emprego as receitas vindas do patrimônio familiar podem facilitar com que a família passe por esta fase mais tranquilamente.


Crescimento do patrimônio familiar:


O crescimento do patrimônio segue uma função exponencial. Logo, quanto mais tempo mais rápido ele cresce. Quando não fazemos um fluxo de caixa anual temos uma visão muito curta, não possibilitando assim enxergar o potencial de crescimento dos investimentos realizados para o longo prazo.


Resumindo a paçoca, este simples planejamento financeiro de longo prazo pode proporcionar decisões mais acertadas no presente e um crescimento do patrimônio familiar, focando no controle dos gastos e nos investimentos de ativos que gerem sólidos retornos no longo prazo.

Segue um modelo de Fluxo de Caixa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário